Cultura de Massa
A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado
pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando
“massa” em seu sentido de coesão e opacidade.
Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se
submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.
A cultura de massas tem a propriedade de absorver os
antagonismos e transcender distinções sociais, étnicas, sexuais, etárias, etc.,
transformando-os em produtos para o consumo num mundo de consumidores livres.
Cultura de Massa e Indústria Cultural
A cultura de massas está intimamente ligada ao advento da
modernidade. No século XIX, esse termo foi utilizado para fazer antagonismo
entre a educação recebida pelas massas à educação recebida pelas elites
(cultura erudita).
A expressão “cultura de massas” passou a designar também o
consumo de alguns bens e serviços da sociedade industrializada.
O termo, tal como é visto atualmente, especialmente por sua
natureza comercial e manipulativa, consolidou-se após a II Guerra Mundial.
Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973)
fundaram a Escola de Frankfurt (1923) e juntos criaram o termo “Indústria
Cultural”.
Esse termo faz referência aos grandes conglomerados
midiáticos globais detentores dos meios de comunicação de massa. Eles são
utilizados na padronização de produtos, notícias, serviços, etc.
Em suma, a cultura de massas é um produto padronizado e
pré-definido para o consumo imediato. Muitas vezes, é considerado como algo
trivial, tal qual ouvir uma música ou assistir um programa de televisão.
Cultura Erudita e Cultura Popular
Vale lembrar que a cultura de massa é muito distinta da
“cultura erudita” e da “cultura popular”. Entretanto, ela incorpora seus
atributos, banalizando-os e esvaziando-os de seu conteúdo original.
Isso porque ela valoriza somente os aspectos que caem no
gosto da massa e possuem potencial para lucro. Assim, ela oprime outras
manifestações culturais que vão perdendo espaço e legitimação social
paulatinamente.
Cultura de Massa e o Capitalismo
Como vimos, a cultura de massas padroniza e homogeneíza os
produtos. Contudo, isso gera o mesmo efeito nos consumidores, os quais são
induzidos a desejos e necessidades superficiais. Tudo isso tem uma meta muito
clara: as vendas e o consumo.
Desse modo, substitui-se a vasta gama de cultura erudita,
cultura popular e folclórica, por simulações dessas culturas autênticas. Esses
simulacros devem satisfazer um denominador comum, para um consumidor comum.
Isso sugere a simplificação dessas culturas para vendê-las
em larga escala, segundo a lógica do capitalismo industrial e financeiro.
Assume-se que a cultura de massas agrada uma grande maioria
anônima e amorfa de consumidores. Porém, na verdade, ela mascara os interesses
de lucro fácil e garantido para os referidos conglomerados midiáticos mundiais.
Portanto, isso explica o caráter mercantil, alienante e
manipulador da Indústria Cultural. Ela é o principal responsável pela
padronização dos indivíduos em nome do lucro e em detrimento do real valor
artístico do produto.
Cultura de Massa e as Mídias
Outro fato bastante conhecido sobre a cultura de massas é
sua associação aos meios de comunicação de massas.
As inovações tecnológicas, como o cinema, o rádio, a televisão
e, recentemente, a internet, aceleraram ainda mais o processo de homogeneização
cultural. Note que estas inovações foram utilizadas desde os primórdios com
finalidades políticas.
As mídias são as porta vozes da Indústria Cultural e dominam
o campo da comunicação. Elas se tornam sobrevalorizadas em relação aos
receptores das mensagens, legitimando-se e ficando mais forte na mesma medida
em que os receptores se tornam iguais e fracos.
Além de homogeneizar os padrões culturais, os canais
midiáticos são os principais responsáveis pela alienação dos consumidores.
Isso tudo por meio dos produtos culturais em série, os quais
não conseguem mais enxergar toda a cadeia de eventos que envolve a Indústria
Cultural e seu produto: a cultura de massas.
https://www.todamateria.com.br/cultura-de-massa/. Acesso em: 02/07/2020
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