POLÍTICA
E CIDADANIA
A palavra política está sustentada por uma expressão
grega - polis, que quer dizer cidade e a palavra cidadania se fundamenta em um
termo latino correlato - civitatem. Esses dois vocábulos nos remetem à vida em
sociedade, com suas ações e atuações de direitos e deveres. Portanto a escola
trabalha a cidadania, mas deve trabalhar a política, que está a ela associada.
Ao estudarmos a cidadania devemos estudar também a política, dentro de um
processo democrático. A escola tem função primordialmente social e quando a
política se vincula à cidadania, elas se reinventam.
Quando falamos em política na escola, nós não queremos
dizer política partidária, pois esta deve ser estabelecida em espaços e
ambientes adequados. A escola é o ambiente propício no significado abrangente
de atentar à qualidade ao bem comum do seu cidadão, da coletividade e da
comunidade, portanto dentro da instituição escolar a política, sem viés
partidário deve ser objeto constitucional do currículo.
As expressões educação e cidadania estão inseridas no
sentido político da educação, pois desenvolver o cidadão para a cidadania não é
aceitável sem antes estabelecer o que seja essa cidadania. Educar politicamente
para a cidadania é principalmente educar um sujeito participativo para ser um
sujeito crítico, no sentido de co-participante da democracia. Essa é a
verdadeira educação para uma nova cidadania, que é uma postura que precisa ser
estimulada. Os direitos e deveres civis e políticos, devem ser trabalhados por
meio de valores éticos. É necessário compatibilizar cidadania, política e
diversidade, através de princípios éticos. Educar é uma ação que propõe a
convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política, fazendo de
cada sujeito um autor de transformação social.
A democracia só se constituirá como substancial se a
formação política for propiciada no ambiente escolar. A escola, enquanto uma
criação social, é um dos lugares adequados de formação e informação, em que a
aprendizagem deve estar em concordância com os assuntos sociais que assinalam
cada momento histórico.As diferentes configurações de organização da sociedade
devem ser debatidas e consideradas no ambiente escolar, com o objetivo de
propiciar o diálogo entre educadores e alunos sobre o fato histórico e
político, relacionando presente e passado e constatando as transformações
necessárias ao bem da coletividade.Através das vivências plurais os alunos
passam a exercer a cidadania social e política.
De acordo com Delor: "A educação para a cidadania constitui
um conjunto complexo que abraça, ao mesmo tempo, a adesão a valores, a
aquisição de conhecimentos e a aprendizagem de práticas na vida pública. Não
pode, pois ser considerada como neutra do ponto de vista ideológico".
Ref:Mario Sergio Cortella
Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos
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